LYOCELL – A Fibra Semissintética, De Origem Natural
Lyocell é um tecido que conquistou o mundo da moda sustentável – e por boas razões. Não só é durável e confortável, mas também é um dos tecidos mais sustentáveis que existem. É feito com materiais naturais e não requer produtos químicos tóxicos para produzir.
O lyocell é uma fibra celulósica extraída da polpa da madeira, produzida em ambientes ecologicamente responsáveis que não necessitam de pesticidas ou irrigação. Apesar de ter origens naturais, é considerado um tecido semissintético: é derivado de materiais naturais e transformado em fibras através de um processo de fabricação em circuito fechado.
Esta fibra é biodegradável e tem um alto grau de resistência e durabilidade. Confere a qualquer peça um toque macio e confortável, sendo comumente usado como substituto para algodão ou seda.
O lyocell é um tecido bastante delicado e, por isso, só deve ser lavado à mão, em água fria – esta prática é uma boa regra geral, falando de forma sustentável, pois a água fria gasta muito menos energia.
1. Lavar SEMPRE à mão as peças em lyocell:
Utilizar um detergente de lavagem suave e misturar com água fria num recipiente. Após colocar a peça, pode optar por deitar um amaciador para um resultado mais sedoso.
2. Pendurar as peças e deixar secar ao ar livre:
O alto calor e a atividade dentro de uma máquina de secar não são benéficos para peças em lyocell. Pendurar para secar, ao sol, para proteger o tecido e deixá-lo mais fresco e macio.
3. Passar a ferro na temperatura MAIS BAIXA:
O lyocell é sensível ao calor. Se for necessário passar a peça a ferro, deve-se utilizar uma configuração de baixa temperatura. A peça deve ser passada da parte de dentro.
A ArsLenta garante a sustentabilidade das suas coleções através da escolha de fibras biodegradáveis, como a viscose, e naturais, como o algodão. O lyocell é um dos materiais selecionados pela marca para produzir vestuário amigo do ambiente. Conheça a coleção S/S’22 produzida em lyocell: www.arslenta.com/colecao-primavera-verao-22