O Cupro é um tecido de fibras de celulose regenerada, feito de resíduos de algodão. É biodegradável, reciclável e 100% constituído por materiais vegetais. O tecido é brilhante, parecido com seda, hipoalergénico e respirável como o algodão. 

É criado através do uso de minúsculas fibras de algodão sedosas, que se destacam da semente de algodão. Isto é, o cupro é feito através daquilo que se chama linter de algodão, a fibra fofa ao redor das sementes da planta. As fibras de linter são demasiado pequenas para serem transformadas em algodão convencional, então geralmente são jogadas fora.

Por ser um tecido delicado, é necessário um cuidado especial para o manter em perfeito estado:

  • Lavar SEMPRE à mão:

É o método mais seguro de lavar peças em cupro. Deve colocar a peça num recipiente com amaciador e água fria, mexendo para distribuir o amaciador, e deixar a peça durante 30 minutos.

Passar a peça por água fria, SEM TORCER, pressionando cuidadosamente a água para fora do tecido.

  • Secar:

Colocar a peça na sua forma natural ou pendure para secar. Não seque na máquina de secar.

  • Passar a ferro:

Para remover rugas, recomenda-se a função a vapor do ferro, usando a temperatura mais baixa, para um melhor resultado.

  • Guardar

Se pendurar, use um cabide que não altere a forma da peça.

Armazenar em plástico estimula o amarelecimento da peça e pode atrair a humidade. Por isso, recomenda-se guardar a peça num saco de algodão respirável para a proteger dos insetos.

A ArsLenta garante a sustentabilidade das suas coleções através da escolha de fibras biodegradáveis, como a viscose, e naturais, como o algodão. O cupro é um dos materiais selecionados pela marca para produzir vestuário amigo do ambiente. Conheça a coleção S/S’22 feita em cupro: www.arslenta.com/colecao-primavera-verao-22